A Vitória é um bairro de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia. Formado basicamente pela classes média-alta e alta, está geograficamente posicionado junto ao declive que margeia a entrada da Baía de Todos os Santos. É um dos bairros com metro quadrado mais caro de Salvador.
A Vitória faz ligação entre a Cidade Velha de Salvador (o centro antigo) e a Barra, que dá início à orla marítima. Bairro tradicional, cuja ocupação rural data do fim do século XVI. Tornou-se na década de 1940 um dos pólos de concentração de artistas e intelectuais baianos, aspecto que se intensificou nos anos seguintes à fundação da Universidade da Bahia. Em menos de um quilômetro de extensão total, o Corredor da Vitória abriga o Museu de Arte da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto e o Museu Geológico da Bahia. A Vitória é uma das regiões urbanas mais valorizadas no Nordeste do Brasil.
O bairro da Vitória é basicamente composto pelo Corredor da Vitória, trecho da avenida Sete de Setembro que vai do Largo da Vitória até o Campo Grande, ruas e vielas adjacentes. É vizinho dos bairros da Barra, Graça, Campo Grande e Canela. O trecho possui árvores centenárias, a maioria de oitis (espécie Licania Tormentoza), que também foram plantadas na Graça, Campo Grande e Forte de São Pedro. Na calçada do Solar Cunha Guedes destaca-se uma frondoza mangueira, que chama atenção pela largura do tronco, altura da árvore e extensão da copa.
O Esporte Clube Vitória, um dos dois clubes populares de Salvador, ganhou esse nome porque foi fundado num casarão que se localizava onde hoje fica o Edifício Casablanca.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vit%C3%B3ria_(Salvador)
Comments